O DIA DO PAI, celebrado a 19 de Março, comemora a figura paterna e as suas funções.
Apesar de ter um cariz mais comercial nos dias de hoje, todos os pais gostam de receber uma lembrança com a inscrição “Para o melhor pai do mundo”.
 
Qual a história do dia do pai?

A origem do dia do pai remonta à antiga Babilónia e tem mais de 4 mil anos, quando um jovem de nome Elmesu utilizou argila para moldar um cartão desejando sorte e saúde ao seu pai. Este foi o primeiro acto simbólico para o dia do pai.

Contudo foi nos Estados Unidos que o este dia foi tornado oficial e difundido para outros países.

Em 1909, Sonora Louise, uma jovem de Washington, decidiu homenagear o pai, um veterano da Guerra Civil, que depois da morte da mulher criou sozinho os 6 filhos numa pequena quinta.

Passados alguns anos, Sonora percebeu a força e a importância que o seu pai desempenhou na formação daquelas crianças, redigindo uma petição para a criação do Dia Nacional do Pai.

O Dia do Pai foi comemorado pela primeira vez em 1910 em Spokane, Washington, mas foi em 1972 que o presidente Richard Nixon oficializou o Dia do Pai na Lei Americana, passando a celebrar-se sempre ao terceiro domingo de Junho.

Este dia foi então adoptado por muitos outros países, variando apenas a data.
 
Portugal escolheu o dia 19 de Março – Dia de S. José, para homenagear os pais portugueses.

É muito bom termos o Nosso Pai junto de nós e podermos dizer-lhe, quando quisermos (e não só hoje) o quanto o admiramos e amamos.
 
Quem já não o tem o Seu Pai no mundo dos vivos, retire um minuto (ou vários) do seu dia, para o dedicar ao Seu Pai e recordar os momentos felizes que passaram juntos.
 
A todos os Pais de todo o mundo e em especial aos naturais da nossa serrana Cebola, um FELIZ DIA.
 
Um abraço para todos.
 
Filomena Quinaz