São Jorge da Beira, na pessoa da poetiza Adelaide Vilela e dos mineiros Hermínio Gregório e Fernando Santos marcou presença no muitobadalado programa da RTP " Praça da Alegria" no pretérito dia 22.
O apresentador Jorge Gabriel começou por referenciar a qualidade de escritora de Adelaide Ramos e o seu último livro: "HORIZONTES DA SAUDADE" e o qual foi apresentado em Montreal ( Canadá) e nos Paços do Concelho da Covilhã, tendo estado presente o Presidente da edilidade da Covilhã, Carlos Pinto
Entrou depois em cena a nossa conterrânea que com uma afluência de palavra simplesmente invejável se desdobrou em agradecimentos à comunidade portuguesa em Montreal e que disse sem ela nunca teria sido uma mulher de sucesso,a São Jorge da Beira e ao Presidente da Câmara da Covilhã que disse merecer bem o cargo de ministro e que com ele a TROIKA nunca entraria em Portugal. !Risos no estúdio !
Seguiram-se oHermínio Gregório e o Fernando Santo que referiram a importância do volfrâmio e dos perigos que se corriam nesta vida de "TOUPEIRA".Veio à baila a"maldita" SILICOSE e as mortes de companheiros seus. Por fim exibiram o "famoso" gazómetro e o Hermínio Gregório com muita graça entregou a Jorge Gabriel um fato de mineiro para utilizar num dia que visitasse as Minas da Panasqueira !
Por último voltou ao uso da palavra a Adelaide Ramos que exibiu utensílios muito antigos, como o ferro de passar ferro de engomar,custilho e francela que era o molde dos queijos frescos de leite de cabra.Também não foram esquecidas as filhoses e os figos. Só faltou a tijelada ! Para remate final foram entregues aos apresentadores do programa os muitos conhecidos CRISTAIS .
NOTA. Esta reportagem só foi possível graças à Internet de onde foram retirados os dados.
TÓ ALMEIDA