Depois de ver as fotos do Xico, ao detalhe, fiquei deslumbrado com o que vi! No blog de S. Jorge deixei um VIVA, ao Pe. Luís, pela simples razão de ter conseguido, no pouco tempo qua aqui leva, organizar uma cerimónia desta grandeza. Reunir todas as condições e vontades que tornaram este acontecimento possível é, por si só, uma obra digna de registo.

O que vi? Aumentei cada foto do Xico, para ver o detalhe, os rostos, as vestes, as cenas... vi, entrega, seriedade, empenho, organização, sentido de grupo, liderança, ideias, criatividade, bom gosto e sobriedade...

Quero também deixar uma palavra para todos os que participaram, uns autênticos actores, encenadores e produtores, nos vossos rostos e vestes pude adivinhar os vossos papeis, mas mais importante ainda, pude ver a vossa entrega ao projecto, acreditando que vale a pena (re)criar coisas diferentes. Pelo que vi, ninguém se negou - ficou mais alto o orgulho sanjorgense!

Agora cabe divulgá-las (o mais que pudermos) e transformá-las num acontecimento que chame a atenção dos vizinhos e dos sanjorgenses espalhados por outras paragens, para que nos visitem nessas datas.

Fico curioso com o que aí vem para o Compasso Pascal. No sentido religioso, a grande festa de Cristo Ressuscitado e o retomar da tradição! No sentido mais laico, o tempo do reencontro e do convívio (tempo de ir à terra!), de que muitos, como eu, tanto gost(áv)amos!

O meu sincero reconhecimento para todos e acreditem, são estas coisas que nos fazem sentir mais unidos e nos tornam orgulhosos da nossa terra. É destas "coisas" que gosto de falar!