Fonte Público.pt, Foto do Xico

“No maciço central da Serra da Estrela, todas as estradas estão encerradas”, entre as quais a Estrada Nacional 339 entre a Covilhã e Piornos, referiu o Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS).

Ainda no concelho da Covilhã, a Estrada Municipal 512 está encerrada entre Barroca Grande e São Jorge da Beira e também na Portela de Unhais. No concelho de Oleiros, a EN 351 está cortada ao trânsito no Alto da Isna e entre Isna e Fórneas.

 

Na região da Guarda, o cenário é semelhante. Segundo fonte do CDOS, devido ao nevão que está a assolar a região, a circulação rodoviária está condicionada nas duas auto-estradas da região, onde os veículos apenas circulam por uma via, em ambos os sentidos.

“Na A25 (Aveiro-Vilar Formoso) só se circula por uma via, em ambos os sentidos, entre os nós da Guarda e de Pinhel”, disse. Na A23 (Guarda-Torres Novas) a circulação está “condicionada entre a Guarda e o nó de Belmonte”, também se circulando em apenas uma das faixas de rodagem.

“O trânsito também está condicionado em algumas ruas da cidade da Guarda e na estrada municipal entre as localidades de Trinta e Videmonte só circulam veículos todo o terreno”, disse a mesma fonte.

Ainda de acordo com o CDOS da Guarda a Estrada Nacional 18 (Guarda-Covilhã) está “cortada ao trânsito” entre o cruzamento do Barracão/Sabugal e a localidade de Vela (Guarda).

Em Vila Real, de acordo com o centro distrital de Operações de Socorro a passagem no Itinerário Principal 4 (IP4), na zona do Alto Espinho, na Serra do Marão, está a fazer-se de forma condicionada. No local estão, dois limpa-neves a proceder a operações de limpeza da via. A proteção civil aconselha ainda cuidados redobrados nas auto-estradas A24 e A7.

O governador civil de Vila Real, Alexandre Chaves, garantiu que “os meios estão no terreno” e “está tudo a postos” para enfrentar a neve “sem grandes preocupações”.

Escolas fecham mais cedo

Devido à queda de neve que se tem registado desde esta manhã em alguns pontos do Norte e Centro do país, várias escolas fecharam as portas mais cedo. Foi o caso dos estabelecimentos de ensino do Fundão e de alguns concelhos do distrito de Vila Real, nomeadamente em Vila Real, Boticas, Mesão Frio e Vila Pouca de Aguiar.

Álvaro Ribeiro, responsável pela protecção civil municipal de Vila Real, disse à agência Lusa que, atendendo à intensidade da queda de neve no concelho, as escolas foram aconselhadas a mandar os alunos das aldeias mais cedo para casa para garantir que os autocarros conseguiam fazer o transporte escolar em segurança.

O presidente da câmara de Boticas, Fernando Campos, já deu instruções para o encerramento das escolas, para fazer regressar as crianças a casa em perfeitas condições de segurança num momento em que as estradas se encontram ainda transitáveis.

Também em Vila Pouca de Aguiar e temendo constrangimentos na passagem dos autocarros escolares por causa da neve, a autarquia vai antecipar o regresso dos estudantes a casa.

Em Ribeira de Pena, o presidente da câmara local, Agostinho Pinto, mandou de igual forma encerrar as escolas porque a “neve continua a cair com muita intensidade”.

A totalidade dos distritos do norte de Portugal estão sob aviso amarelo, com Viana do Castelo, Braga, Porto, Vila Real, Bragança, Viseu, Guarda, Coimbra e Castelo Branco a apresentarem condições favoráveis para a ocorrência de vento forte e queda de neve, com excepção de Aveiro.

As previsões do Instituto de Meteorologia continuam a prever queda de neve a partir dos 600 metros até quarta-feira.