CebolaEste ano, mais uma vez, a família escolheu a neve para passar o Carnaval.

Depois de procurar nas várias estâncias de Espanha, Andorra e França, eis que optámos por uma, já conhecida, das mais divertidas no inverno, uma das mais próximas que conhecemos, mas que apenas apresentava um “provável” inconveniente: não nevar no Carnaval!!!!
 
Mesmo assim, correndo esse risco, decidimos partir no sábado passado rumo à “nossa estância de Inverno”!
 
Ao chegar, as temperaturas baixíssimas que se faziam sentir (-5ºC), levavam-nos a acreditar que, por incrível que parecesse, estaria mais frio nos nossos aposentos do que rua.
 
As pistas estavam fechadas, pois não havia neve (!) … parecia mesmo que iria ser um Carnaval sem neve!!!!
 
Depois de instalados, decidimos fazer o reconhecimento desta aprazível estância: percorremos os vários locais já conhecidos, encontrámos amigos e até familiares.
 
Como os horários das refeições eram os habituais, pudemos programar os nossos passeios: excelentes paisagens, novos locais para visitar, principalmente nicho, num local aprazível, inaugurado esta semana…
 
Bom, uma coisa verdadeira vos digo: estávamos de férias, hipoteticamente na neve, e com uma óptima disposição para nos divertirmos.
 
Então, surgem uns pequenos flocos de neve no início desta madrugada: ainda acordados, ficámos convencidos que iríamos ter neve este ano… e fomos dormir “à pressa”, para que a manhã chegasse e as pistas fossem abertas.
 
Eis então que, pela madrugada estávamos rodeados por um “notável” nevão.
 
O silêncio imperou até ao momento em que, os mais audazes, verificaram os acessos: estava tudo normal e …novidade … novidade… as pistas estavam abertas.
 
Que grande confusão na minha família: uns queriam sky, outros snowbord e outros ainda não queriam ir para a neve …. é muito raro a família estar de acordo!!!!
 
Eu fui a primeira a decidir dar uns passos na neve: era diferente, macia, aveludada e a paisagem que me rodeava, … paradisíaca…
 
Mas estava frio, muito frio… e nevava, nevava muito, e, já não pensava no sky, nem nas pistas abertas: nesta manhã apenas pensava como era “divino” ter a minha aldeia rodeada de neve!
 
Pois é, estou em Cebola, “a melhor estância de Inverno do mundo”, rodeada de neve; só que esta neve é diferente…é a neve da nossa aldeia.
 
Quem não pode cá estar, pode “matar” saudades com as fotografias do nosso amigo Xico.
 
Um bom Carnaval para todos, com um abraço “nevado”
 
Filomena Quinaz e Família