"Na sede da freguesia, a terra que se chamou Cebola - devido às camadas da rocha que encerra o filão do minério - e faz agora 50 anos mudou o nome para São Jorge da Beira, também conhecida como a Aldeia das Viúvas, metade das casas estão vazias."
O parágrafo, acima transcrito, é um excerto da notícia inserta no jornal "O Público" e colocado no facebook, pelo Ppl Cebola.
A afirmação de que "a terra que se chama Cebola - devido às camadas da rocha que encerra o filão do minério", não me parece correcta e, porque também a ouvi a gente nossa, relacionar o nome com a qualidade da rocha, assiste-me o dever de dar a minha opinião.
Não me parece correcta, porque a afirmação encerra conhecimentos geológicos, formas de exploração minereal e até estudos de levantamentos geográficos que ainda não existiam, na minha humilde opinião, aquando do aparecimento em documento escrito do topónimo CEBOLA.
A referência ao nome Cebola que conheço, o que não quer dizer que não hajam referências muito mais antigas, é do Sec. XIII, mais precisamente ano de 1245, aquando da feitura da relação de bens da Ordem do Templo, "Serram Zebola". Séculos mais tarde, Sec. XVI (1503-1507), aquando da inventiação de bens da Comenda aparece "cabeça de Cebolla"
No mapa que a Filomena viu em Florença e no mapa que eu tenho(publicado em 1560), ambos do Sec. XVI, referem o topónimo Cebola, já sem serra atrás. Será desta altura o aparecimento do Lugar Cebola?
Terá razão o Sr Padre Manuel V.Genro ao pôr como hipótese o nome da nossa terra advir do nome Picoto de Cebola?
Do lado de lá da Serra (Concelho de Pampilhosa), existem famílias com o nome Cebola. Terá sido algum antepassado dessa família a fazer o povoamento de Cebola?
A Origem do Nome, muitas vezes tenho pensado nisso, não vislumbrei nada de plausível. Com os meus vagares continuarei à procura...