Como sou natural de São Jorge da Beira, e como sei que o meu pai (Jorge de Almeida Baptista) seria o primeiro a faze-lo, quero partilhar com aqueles que me são «próximos» um acontecimento recente.


Quem conheceu o meu pai, bem sabe que ele sempre foi um colecionador e apreciador de pedras/cristais, em particular das Minas da Panasqueira. Como tal, tinha e tem uma vasta coleção destas peças. Quando foi viver para São Paio de Gramaços levou com ele esta mesma coleção.
Em setembro de 2011, a casa de São Paio de Gramaços foi assaltada, e o que levaram foi precisamente alguns destes cristais. Sucede que o assalto voltou a acontecer precisamente entre o dia 22 e 25 de julho do corrente ano. E mais uma vez o que roubaram foram mais cristais da coleção do meu pai. Estes dois assaltos foram sempre participados à GNR e Polícia Judiciária.

 

Antes do primeiro assalto fui contatada por dois indivíduos – um dos quais que conhecia em pequeno – que mostraram a intenção de adquirir, através de compra, alguns destes cristais que lhes foram mostradas na casa de São Paio de Gramaços, aquando de uma visita surpresa que me fizeram.

O valor destes cristais pode ser muito significativo mas o verdadeiro valor é, principalmente, sentimental uma vez que o meu pai valorizava em muito estas peças que representavam e representam um dos maiores gostos dele.

Assim, apelo para que se alguém vir algum destes cristais (ver fotografias), ou alguma pista sobre o seu paradeiro, agradeço me contate via email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.